Mutações e Genética

Nesta página apresento as Mutações Primárias que se podem verificar na Neophema Esplendida. Cada mutação primária tem uma breve explicação das alterações que se verificam nas cores das aves.
Chamo a atenção que apenas indico as mutações primárias, para uma melhor análise das interações genéticas de cada mutação.
As combinações de mutações não estão aqui referidas, dado que derivam da combinação de várias mutações primárias.
Exemplo: O Esplendido Prata é o resultado da combinação das mutações primárias Azul e Cinnamon.

Sex-Linked (Ligada ao Sexo) – Mutações

Cinnamon: Esta mutação impede a oxidação total do pigmento castanho no pigmento preto, no entanto sem a redução da quantidade de pigmento. O olho é vermelho até aos primeiros dias de idade, escurecendo rapidamente com a idade.

Ino – Lutino / Albino: Esta mutação apresenta uma incapacidade de produzir qualquer pigmento melanina. A partes azuis transformar-se em branco, a pele, unhas e bico são cor-de-rosa e o olho fica vermelho.

Pálido: Nesta mutação o pigmento cinza / preto é produzido em menor quantidade que o tipo selvagem, dando um aspecto mais pálido, com olhos escuros e bico e unhas mais claros.

Autosomal Recessive – Mutações

Azul: Esta mutação remove todos os pigmentos psittacin (amarelo, vermelho, etc.), dando áreas azuis e branco.

Parblue / Aqua: Esta mutação reduz os pigmentos da família amarela (pigmentos psittacin) deixando um azul esverdeado e laranja amarelado.

Parblue / Turquesa: Nesta mutação os pigmentos psittacin são mais reduzidos do que na Aqua, mas ainda remanescentes em pequena quantidade, deixando alguns tons de verde e creme pálido amarelado.

Fallow: Esta mutação efectua a mudança de todos os pigmentos pretos em tons de castanho, o olho é vermelho escuro, a pele e unhas são pálidas. A cor geral da ave parece mais clara e leve.

Violeta: O factor violeta na mutação azul e Parblue, verifica-se simples (factor simples) e duplo (factor duplo).

Dominante – Mutações

Cinzento: Esta mutação evita todas as cores estruturais, produzindo um efeito cinza, não há diferença entre os factores simples e duplos. Quando combinado com o verde gera o "greygreen" e quando combinado com o azul gera o “Preto”, dado que remove todos os pigmentos psittacin (amarelo, vermelho, etc.), ficando apenas áreas azuis e brancas.

Khaki: Nesta mutação o verde é mais escuro e azul é mais pálido, o que faz a diferença com o verde-escuro de duplo factor. Esta mutação apenas existe na Austrália.

Malhado: Esta mutação pára a deposição de pigmentos de melanina no interior das penas num padrão irregular

Selectiva – Mutações

Barriga Vermelha: Esta mutação efectua a difusão do pigmento vermelho, dominante ao normal, mas dependendo da selecção.

Sem comentários:

Enviar um comentário